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Método lúdico-icônico fundamentado
na Semiótica, apoiado no processo de silabação e
enriquecido com atividades práticas lúdicas-educativas idealizadas pela autora
e denominadas de autoditado silábico. Estas
atividades proporcionam um aprendizado concreto e permanente de todas as
sílabas utilizadas no desenvolvimento de palavras da língua portuguesa.
Após a compreensão da fácil dinâmica de aprendizagem das
sílabas, o alfabetizando interpretará a palavra ou frase codificada com os
ícones (desenhos ou figuras) que servem de apoio ao som de cada sílaba. Esse
recurso prático lúdico-educativo, em forma de brincadeira, vai facilitar e
potencializar o aprendizado de todas as sílabas, proporcionando ao
alfabetizando condições de escrever e ler quantas palavras e frases forem
possíveis, com o apoio da dinâmica de análise combinatória das sílabas.
Método apropriado para todos os países da CPLP (Comunidade
dos Países de Língua Portuguesa).
Linguagem simples e objetiva, proporcionando domínio total
do método e segurança ao(à) alfabetizador(a).
Utiliza exercícios de período preparatório, integrado com
a alfabetização, desenvolvendo constantemente as habilidades necessárias ao
processo de aprendizagem e tornando o alfabetizando cada vez mais apto a
solucionar dificuldades.
Desenvolve a leitura, escrita e interpretação,
simultaneamente, proporcionando uma leitura corrente e interpretativa de ótima
qualidade, evitando o psitacismo (processo de
aprendizagem apenas por memorização).
Utiliza o autoditado silábico em vez do
ditado. O autoditado silábico é um tipo de exercício, inédito em processos de
alfabetização, criado pela autora do método.
Trabalha o livro de exercícios em vez da cartilha,
permitindo a diversificação do vocabulário, atendendo todas as regiões do país
e outros países que utilizem a língua portuguesa.
Atende às diversas diferenças individuais dos alunos,
respeitando o ritmo e conhecimento de cada um.
Principais qualidades exitosas do
método:
• Linguagem simples e objetiva, proporcionando domínio
total da metodologia ao alfabetizador;
• Por ser uma metodologia muito fácil de ser utilizada
transmite mais segurança aos alfabetizadores;
• Utiliza exercícios de período preparatório, integrado
com a alfabetização, o que proporcionará um resultado cada vez melhor;
• Desenvolve a leitura, escrita e interpretação,
simultaneamente;
• Trabalha o livro de exercícios em vez da cartilha, o que
permite a diversificação do vocabulário;
• Reduz a tendência à inversão, que muitos alunos
apresentam;
• Pode ser adotado a partir da pré-escola na Educação
Infantil;
• A ordem de lançamento das sílabas pode ser organizada
pelo alfabetizador;
• Atende às diversas diferenças individuais dos alunos,
respeitando o ritmo e conhecimento de cada um;
• Prepara o alfabetizando, para o uso do dicionário nas
séries subsequentes;
• Estimula a pesquisa desde o primeiro dia de aula;
• A dinâmica de formação das palavras proporciona o
domínio da leitura, escrita e interpretação;
• Torna o alfabetizando independente no desenvolvimento do
seu conhecimento (autonomia);
• Por ser um método muito lúdico, torna o aprendizado
muito prazeroso para o aluno, tornando a aula menos cansativa para o
alfabetizador;
• Os artifícios e brincadeiras, utilizados na apresentação
das sílabas de maior dificuldade, atenuam ou eliminam os problemas de dicção,
articulação e prolação;
• Desenvolve o hábito de consultar a grafia correta das
palavras.
Utiliza o exercício de autoditado silábico que é uma
atividade prática lúdica-educativa idealizada pela autora do método, professora
Léa Dupret.
Vantagens do autoditado silábico, no início do processo de
alfabetização:?
• Atende às diversas diferenças individuais dos
alfabetizandos;
• Enquanto os alfabetizandos desenvolvem o autoditado
silábico, o alfabetizador poderá dar mais atenção aos alunos mais fracos;
• Reduz o trabalho do alfabetizador, no início do processo
de alfabetização, porque dispensa o ditado das palavras.
• Desenvolve a CONSCIÊNCIA SILÁBICA, principal estrutura
fonológica para o desenvolvimento de palavras da língua portuguesa.
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